Fonte Imagem: Google |
Porém não devemos seguir essa recomendação pois no mel pode haver esporos da bactéria Clostridium botulinum, que provoca o botulismo.
Como o sistema imunológico dos bebês ainda não está maduro, eles podem pegar uma forma da doença chamada botulismo infantil. Por isso recomendamos que se espere até a criança ter pelo menos 1 ano para dar mel.
Mesmo que o bebê esteja com tosse ou com prisão de ventre e você tenha ouvido falar que mel faz bem, não dê nem um pouquinho à criança se ela tiver menos que 1 ano. Os esporos do botulismo são muito resistentes e podem sobreviver até à pasteurização e a altas temperaturas.
Os sintomas do botulismo surgem entre 8 e 36 horas depois da ingestão do alimento contaminado. Entre os sintomas estão prisão de ventre, falta de apetite e falta de energia. A doença é muito rara, mas, se você desconfiar que algo está errado com seu filho, procure atendimento médico na hora.
Depois de 1 ano, você pode dar mel, mas cuidado para não abusar. Por ser um alimento extremamente doce, ele pode acostumar mal o bebê, e pode prejudicar os dentes.
Até o próximo post...
Beijinhos
Aline Nascimento é Nutricionista e Personal Diet
OI Débora, um ótimo post. Muita gente pensa que mel faz sempre bem. Aqui eu tive a orientação da pediatra. Mas nem todos recebem essa orientação e o seu post é um ótimo alerta.
ResponderExcluirbeijos
Chris
Inventando com a Mamãe
#amigacomenta
Oi Débora as pessoas houvem esta história e muitas mesmo assim continuam a fazer seu uso, eu evitei o açúcar mel ao máximo! ótimo post
ResponderExcluirbjs
Gélia
Eu sempre ouvi falar que não se deve dar mel para bebês com menos de 1 ano, mas não sabia o motivo.
ResponderExcluirMuito obrigada por compartilhar a informação!
Luciana
www.lumaedamalu.blogspot.com.br
lindas fotos
ResponderExcluir