Como a pega e o posicionamento incorretos do bebê ao seio são um dos principais, eu diria até, o principal motivo do surgimento de complicações e dificuldades durante a amamentação, resultando em um desmame precoce, hoje falaremos detalhadamente sobre esse fator.
Pega = união da boca do bebê com a mama
Para que a pega seja correta, a boca do bebê deve envolver a maior parte possível da aréola e não apenas o mamilo, para isso o bebê deve abrir bastante a boca, isso pode ser feito por meio do estímulo do reflexo de busca do bebê ao tocar suavemente o mamilo em sua boca.
Na pega correta a boca do bebê fica bem aberta, com as bochechas arredondadas, o seu queixo encosta na mama e o lábio inferior encontra-se voltado para fora.
Fonte Imagem: Google |
Dicas para uma pega e um posicionamento corretos:
- Apóie a palma da mão atrás do ombro do bebê e o dedo indicador e o polegar atrás das orelhinhas dele;
- Deixe a boca do bebê tocar levemente o seu mamilo afim de provocar o reflexo necessário;
- Acomode o bebê ao perceber que sua boca começou a se abrir;
- Preste atenção no lábio inferior do bebê (não na parte de cima!). o importante é que essa região esteja o mais distante possível da base do mamilo, assim o queixo dele pressionará um pouco a mama e, naturalmente, o mamilo abaixará um pouco e será coberto pelo lábio superior;
- Tente embrulhar os bracinhos do bebê para baixo, assim não ficarão no meio do caminho e a mãe conseguirá deixá-lo mais próximo do seio.
- Se a mãe estiver apoiando o seu seio com a mão, mantenha-a o mais longe do mamilo que conseguir e uma vez que o seio esteja bem ajustado, movimente apenas o bebê.
Assistam o vídeo a seguir pois ele ilustra muitíssimo bem como deve ser feita a pega correta!
Até mais...
bjs
0 comentários:
Postar um comentário