Como muitos sabem AL está na escolinha desde 1ano e meio, optei por colocá-la cedo pois além de nunca ter me sentido muito a vontade em ter uma babá sempre achei super importante o convívio escolar, a socialização em um ambiente novo...
Sua adapatação à escola foi execelente, ela sempre ficou super bem e nunca tivemos um dia sequer de choro desde então.
Hj pela primeira vez ela acordou chorando e falando que não queria ir para a aula, e seu choro era ferido, doído mesmo. Confesso que fiquei meio sem reação na hora pois não havia me preparado para isso, pelo menos não agora!
Fonte Imagem: Google |
Ao longo da manhã fui conversando muito com ela perguntando se ela não estava com saudade dos amigos e da professora, falei que eles estavam morrendo de saudades dela, que eles queriam saber como tinha sido o carnaval dela, perguntei se ela queria levar uma foto dela fantasiada de coelhinha para os amigos verem, que ela era uma menina tão inteligente e que meninas inteligentes precisam ir à aula, etc e tal...
Quando fui dar o banho ela disse que não queria ser do CI que ela queria ser do maternal então eu disse que ela agora já era uma mocinha, que mocinha estuda no CI mas que ela podia ir na salinha do maternal quando quisesse, que a "Tia Jeane" (prof do maternal) ia lá no CI visitar eles e foi então que ela me pediu: "Mamãe vc fica comigo lá?"
Nessa hora meu coração espadaçou-se!!!
Mas, recolhi seus cacos e disse a ela: "Amor, a mamãe fica lá com vc mas vamos combinar uma coisa? Vc vai agora com o papai, papa com a tia Kelly, vai para a salinha do CI que a mamãe vai chegar antes da hora da saída para ficar um pouco com vc lá, combinado?"
Depois disso senti que ela ficou bem mais segura, ela começou a contar que tem um monte de amiguinhas novas, que ela iria me apresentar, que as mesinhas e cadeiras são azuis e pretas e que são do tamanho dela, pediu para levar o velotrol para andar com os amigos, enfim me deu um super beijo e foi-se...
Precisamos ter muita paciência nesse momento, controlar nossa ansiedade e conversar com os pequenos ressaltando o lado positivo, as coisa boas de ir para a escola, mas devemos prestar bastante atenção ao nível de reistência da criança pois resistência demais pode significar um problema maior como bullying, por exemplo.
E com vcs como foi essa readapatção dos pequenos? Conta pra gente!!! :)
bjs
Olá querida,
ResponderExcluirSempre acompanho seu blog, eu sou estudante de pedagogia,no momento atuo com crianças de 4 anos, inicio de ano é difícil, a adaptação ou readaptação é bem complicada, quando eles são pequenos até 2 anos não choram muito, mas conforme vão crescendo até os 5 anos, "sentem a dor da separação" dos pais, mas com o passar dos dias se acostumar...
beijos..beijos
Oi Bruna, tudo bem? Vc sabe que não tinha pensado nessa questão de agora ela já sentir essa separação de uma forma mais conciente? Muito obrigada pela participação, fico muito feliz em conhecer mais uma seguidora e continue nos acompanhando pois esses comentários enriquecem nosso espaço! beijos
ResponderExcluirAqui foi tranquilo, ela nem estranhou a troca da professora, chegou em casa e diss: agora é a Gazi não é mais a Ebeca... lindinha. Ela até ajuda a amiguinha Luisa que quase sempre chora na hora que chega na escola, ela pega na mão da Luiza e leva ela p/ detro e diz: vem amiguinha, vamo binca.
ResponderExcluirEu fico super feliz de ver que ela se adaptou bem na escolinha mas se a mãe tiver dificuldade nessa adaptação vale conversar e buscar um caminha p/ seja o menos sofrido.
bjs
#amigacomenta
Que fofa Silma! :)
ExcluirAL sempre foi assim tb e ela está na escolinha desde 1a6m, por isso fiquei preocupada com a sua recusa em ir essa semana. Mas agora já "pesquei" o porquê disso: regras a cumprir, regras a cumprir!
Beijos
Pois é... começo de ano é complicado por são muitas mudanças ne?
ResponderExcluirEles acabam saindo da zona de conforto e é normal esse medo do novo...
Espero que tenha dado tudo certo.
beijos
Lele
#amigacomenta
Oi Lele! Deu tudo certo sim, obrigada!
ExcluirBeijo
Oiee,
ResponderExcluirNossa, ano passado a Cacá me deu muuuito trabalho na escola!
Este ano ela está em casa comigo, mais por motivos financeiros do que psicológicos, rs!
O Pedro nunca deu trabalho, adora ir pra escola, espero q continue assim! hehehe
bjo!
Loreta #amigacomenta;)
@bagagemdemae
oi Lo! Cada criança reage de um jeito, não tem mesmo uma fórmula não é mesmo?
ExcluirBeijo
Olha eu não estou com a mesma sorte. Meu João tem aó 10 meses, eu preciso trabalhar, e ele nao se adapta à escolinha. Em cinco dias, ontem foi a primeira vez que ele dormiu lá. Mas fica chorando sem parar e isso corta meu coração. Até desisti do trabalho que comecei semana passada pq os horários nao batiam. Hoje tenho um novo teste e vou ter de deuxá-lo a tarde toda. Que dó.
ResponderExcluirQuanto às negativas da sua filha, tente descobrir o que a desagrada. Morro de medo de bulliyng. Beijo
#amigacomenta
Www.manumamae.blogspot.com
Oi Manu! Essa fase do João é muito dofícil pois ele ainda sente muito a famosa "ansiedade da separação". Estou torcendo para que dê tudo certo por aí, tá? beijos
ExcluirOi Debora, o Carnaval por aquk foi em tranquilo, mas muito divertido.
ResponderExcluirEsse retornl as aulaa e mudança de turma às vezes gera uma insegurança nos pequenos mesmo. Como você disse é importante segurar a ansiedade e. não passar esse sentimento praa crianças.
Um ótimo CI para vocês.
Beijos
Chris
#amigacomenta
Oi Chris! É verdade, a se estamos seguras eles sente isso mas se estamos inseguras eles tb sentem! :)
ExcluirObrigada querida!
beijos
Débora,
ResponderExcluirpor aqui é a primeira vez que a minha pequena Ciça, 2a3m, está indo para a escola. A adaptação está correndo bem, mas tem choro todos os dias na hora de deixá-la. Como estou considerando que é a primeira semana pós carnaval, ainda está em processo, mas é o choro é angustiante...
Bom saber que com o tempo melhora!
#amigacomenta
Flávia @napracinha
Oi Flávia! Com o tempo melhora sim vc só precisa estar segura e confiante, ela sentirá isso! Boa sorte! :)
ExcluirBeijos
Sempre achei a conversa a melhor saída.
ResponderExcluirForçar não adiantaria e poderia até piorar a situação!.
Graças a Deus por aqui nunca tive problemas, mas como meus 2 meninos vão juntos para escola, acho que isso ajuda bastante, pois sempre tem um ao outro lá.
Bjos
Elaina Furlan #amigacomenta
http://www.vidademae.net
Com certeza Elaina, o fato de ter um irmão junto deixa as crianças mais seguras!
ExcluirBeijos
Oi, estou passando pela mesma situacao por aqui. O Nanni voltou de ferias e foi super animado para a escola, mas agora depois do carnaval ta bem dificil.
ResponderExcluirAcredito que e uma somatoria de coisas, ele largou a chupeta e mudou de turma. Embora ele ainda tenha apenas 2 anos e 9meses, na escola dele eu ja nao posso leva-lo a sala e ele tem mais dois professores diferentes. Ele chora pra entrar e sai sorrindo todo contente contando tudo, o q me faz pensar que nao e nada na escola realmente.
Temos que lembrar que crescer e dificil e angustiante. Conversar, fazer circular as possibilidades de causa ajuda as criancas a elaborarem os sentimentos e sensacoes.
Nos ja descobrimos o q esta fazendo eles chorarem: nossa falta.
Bjs
Mari
#amigacomenta
Oi Mari! Com certeza são muitas novidades juntas e isso realmente assusta. Com o passar dos dias eles vão se acostumando e tudo entra nos eixos!
ExcluirBeijos